Polícia prende casal acusado de maltratar e desviar dinheiro de idoso
De acordo com a Polícia Civil, o crime teve início há aproximadamente dois meses, quando a mulher se passou por faxineira para entrar na casa. O idoso foi mantido em cativeiro em um quarto nos fundos da própria casa.
"A mulher teria ido lá fazer uma faxina. Percebendo a ausência de responsáveis pelo idoso, por lá ficou. Ele, sem forças, aceitou a situação que estava sendo imposta", disse Cidorgeton Pinheiro, delegado responsável pelo caso.
A família afirma que não sabia pelo que o idoso estava passando, e diz também ser vítima do casal.
"Ele morava só e tinha uma pessoa que ajudava. Essa pessoa saiu e essa senhora começou a dar um suporte a ele, mas sempre passando o relato de que ele estava sendo bem cuidado. Ela mandava fotos mostrando que ele estava bem cuidado, quando na verdade não era nada disso", disse um sobrinho-neto do idoso, que preferiu não se identificar.
"A gente ficou sabendo que aquilo era tudo inventado para ela se apropriar da casa.. Ela fez desvios da conta dele e estava se aproveitando da situação. Dopava ele e tudo. E a gente só ficou sabendo agora".
Denúncia
Na quarta (7), uma denúncia de maus-tratos foi feita à Polícia Civil. Os policiais foram até a casa do idoso e acionou uma equipe multidisciplinar do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS).
"Nós tínhamos recebido uma denúncia através do canal 181. Diligenciamos e verificamos que havia indícios de maus-tratos, mas, sem maior firmeza desses elementos. Nós acionamos o CREAS e foi feito um trabalho com uma equipe multidisciplinar", relatou o delegado.
O idoso deu entrada na Unidade de Pronto Atendimento de Macaíba e a suspeita de que ele era sofria agressões foi confirmada.
"Na primeira abordagem a ele, ele já questionou se seria agredido lá também. Isso chamou a atenção dos médicos, que acionaram toda a equipe multidisciplinar novamente. Com o contato dos familiares, ficou caracterizado o crime de maus-tratos", falou o delegado Cidorgeton.
"Também foi verificado que os recursos desse idoso estavam sendo desviados. Então, juntando todos os elementos, nós conseguimos fazer a prisão em flagrante do casal".
Dinheiro roubado e carro comprado
De acordo com o delegado, o casal "limpou" a conta do idoso, que tinha R$ 43 mil ao todo no banco. Com o dinheiro, os suspeitos compraram um carro.
"O idoso tinha um rendimento bom, de aproximadamente R$ 40 mil. Todo esse valor foi desviado. Hoje ele está negativado, devendo ao banco. Com esse dinheiro, um veículo foi comprado para o casal, além de outros objetos presentes na residência", contou o delegado.
Agora, o idoso está tendo suporte da família e da equipe do CREAS. O casal foi preso e responderá por maus-tratos, desvio de recursos e furto de energia, já que havia um gato instalado no imóvel para que os suspeitos não gastassem com a conta de luz. - G1RN
Nenhum comentário:
Postar um comentário