ALZAMIR CARDOSO - CARNAUBAIS/RN

Conjunção entre Júpiter e saturno poderá ser visto a olho nu hoje à noite



 21/12/2020 09h24

Nesta segunda-feira (21) acontece a tão esperada super conjunção dos planetas Júpiter e Saturno. Eles estarão tão perto que vão aparentar brilhar como uma única estrela gigante. Um raro beijo cósmico, que não é visível assim há quase 800 anos. O fenômeno poderá ser observado ao anoitecer.

Nos últimos meses, Júpiter e Saturno já vinham dando um show no céu noturno, se aproximando a cada dia mais um pouquinho. Hoje, do ponto de vista da Terra, os dois planetas gasosos finalmente se encontrarão em uma versão moderna da "Estrela de Natal".

"Esta observação de Júpiter e Saturno é o evento astronômico mais aguardado do ano por vários motivos. O primeiro deles é que eles estarão muito próximos visualmente. Desde de o dia 12 de dezembro, usando um telescópio pequeno e uma ocular de 25 mm, é possível observar os dois maiores planetas do sistema solar ao mesmo tempo, é incrível! Isso é possível até dia 29 de dezembro", ressalta o astrônomo amador Diego de Bastiani, do site Astronomia Chapecó.

Como Júpiter e Saturno são bem brilhantes, refletindo muita luz solar, é fácil ver este espetáculo histórico. Basta um céu limpo, sem nuvens densas ou chuva.Algumas dicas importantes:

1. Seja rápido: daqui do Brasil, só conseguiremos ver a conjunção por pouco mais de uma hora. Quanto mais próximo à linha do Equador você estiver, mais tempo de visibilidade.

2. Busque um lugar alto, com a vista do horizonte poente o mais desobstruída possível, sem grandes prédios, montanhas ou fortes luzes artificiais.

3. Meia hora após o pôr do Sol, por volta das 19h, olhe para a direção Noroeste, no mesmo caminho em que o Sol se pôs.

4. Estique o braço nesta direção, alinhando o mindinho com o horizonte, e abra a mão. Os planetas devem estar próximos ao seu polegar (25 graus acima do horizonte). Júpiter é o mais brilhante, abaixo e à esquerda — a olho nu, será quase impossível separá-lo de Saturno, menor, acima e à direita.

Se tiver dificuldades em localizá-los, use um app de observação astronômica, como Star Walk, Star Chart, Sky Safari ou SkyView.

5. Observe Júpiter e Saturno mergulhando juntinhos no horizonte, com uma bela Lua crescente acima deles. Os dois planetas se põem por volta das 20h30. Quanto mais desobstruída sua vista, por mais tempo conseguirá ver o abraço dos planetas.

6. Continue observando os dois planetas nos próximos dias, para vê-los se afastando. Até 29 de dezembro 12, ainda teremos uma bela conjunção. Júpiter se aproximou, deu um beijo e agora vai ultrapassar Saturno, se movendo para a direita e acima dele. Em janeiro de 2021, porém, o brilho deles será ofuscado pelo Sol.

7. O espetáculo fica mais bonito através de lentes: binóculos, um pequeno telescópio ou uma câmera fotográfica profissional com teleobjetiva. Dependendo da capacidade de aumento do aparelho, será possível até ver as maiores luas de Júpiter (Io, Europa, Ganímedes, Calisto) e de Saturno (Titan e Jápeto), além dos clássicos anéis.

Eles estão tão próximos que, no mesmo campo da ocular do telescópio ou da câmera, é possível ver e registrar os dois planetas, sem precisar movimentá-lo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

NOVA PAGINA DO BLOG

https://blogalzamircardoso.blogspot.com/